Welcione Oliveira – engenheira ambiental, dá palestras sobre consciência ecológica para jovens e crianças em São Luís.


O meio ambiente precisa de cuidados é fato; e esse tema gerado muitas pautas nos últimos tempos. É relevante refletir sobre o meio ambiente e conscientizar crianças e jovens sobre a importância de zelar pelo nosso planeta. Welcione Oliveira, engenheira ambiental e empresária dá palestras para crianças e jovens com o objetivo de informar as novas gerações.

“Nas palestras que leciono, tanto nas escolas, como em empresas, mostro como é possível ter grandes ganhos com simples mudanças. Hoje, precisamos pensar em cada detalhe. Proteger a natureza não é somente pensar na Amazônia, mas também preservar cada lugar por onde passamos. (…) pense que hoje, a sua atitude a favor do meio ambiente pode ser consumir produtos com menos embalagens plásticas ou levar uma sacola reutilizável para o mercado, por exemplo”, fala a engenheira e empresária – Welcione Oliveira.

O meio ambiente precisa de cuidados e esse tema tem gerado muitas pautas nos últimos tempos. É relevante refletir sobre o meio ambiente e conscientizar crianças e jovens sobre a importância de zelar pelo nosso planeta. Afinal, não é exagero dizer que as novas gerações são o futuro.

Welcione Oliveira é empresária e engenheira ambiental, atuante na empresa Agrotopo Consultoria, e mesmo com a agenda repleta de compromissos, se organiza para participar de projetos que levem conscientização a jovens e crianças na cidade São Luís, do Maranhão.

A engenharia ambiental é de fato uma profissão que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável. Os engenheiros dessa categoria têm como princípio agir com precaução e afinco pela prevenção, sempre buscando a proteção para saúde humana, a preservação dos recursos naturais através da mitigação ou minimização dos impactos ou danos causados pelos processos econômicos de produção. Para mais, o trabalho de levar informação aos mais jovens corrobora com todos esses princípios, já que toda a sociedade tem responsabilidade sob os impactos de suas ações no meio ambiente. Nesse sentido, é preciso discutir temas como: reciclagem, consumo, sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Todo indivíduo pode e deve contribuir de muitas maneiras.

“Nas palestras que leciono, tanto nas escolas, como em empresas, mostro como é possível ter grandes ganhos com simples mudanças. Hoje, precisamos pensar em cada detalhe. Proteger a natureza não é somente pensar na Amazônia, mas também preservar cada lugar por onde passamos. Sem sombra de dúvidas, a importância da Amazônia é indiscutível. Ela é a maior riqueza natural do nosso País. Mas pense que hoje, a sua atitude a favor do meio ambiente pode ser consumir produtos com menos embalagens plásticas ou levar uma sacola reutilizável para o mercado, por exemplo”, fala a engenheira e empresária – Wel Oliveira.

Veja algumas dicas que a engenheira Welcione Oliveira selecionou e que todos podem por em prática:

1 – Faça a separação de lixo. Não misture o lixo reciclável com o lixo orgânico. Se possível, use técnicas de compostagem, você reduzirá a sua produção de lixo e ainda terá um excelente adubo para as suas plantinhas de casa.

2 – Vá à feira livre do seu bairro. Os pequenos produtores costumam gastar menos água, aplicar menos aditivos na terra e nos vegetais, como agrotóxicos e conservantes. Para mais, consumir de quem mora mais perto de você é mais barato e mais ecológico. Imagine a quantidade de gases poluentes e de CO2 emitidos só no transporte de cargas de alimentos que vêm de outros estados?

3 – Diga não a sacolas plásticas. Você pode até utilizar as sacolas de mercado, como recipiente para o lixo. No entanto, isso não pode ser uma desculpa para não usar sacolas reutilizáveis ao ir às compras.

4 – Economize. Isso vale para praticamente tudo: água, energia elétrica, dinheiro. Não consuma mais do que você precisa. Agir com consciência ecológica é também usar as suas roupas até que elas acabem, roupas não são descartáveis. Não compre peças novas sem necessidade. O meio ambiente agradece!

“Juntos, e com pequenas ações, podemos fazer muito pelo planeta”, fala a Welcione Oliveira.


Sobre o autor

Rodrigo Oliver