SECTI, através do StartupRIO, leva jogos digitais na festa do Dia das Crianças da Fundação Pró HEMORIO


Cerca de 150 pacientes com doenças hematológicas serão beneficiados

Inovação + Tecnologia = Solidariedade. O StartupRIO vai levar uma estação de jogos digitais para a festa de Dia das Crianças realizada pela Fundação Pró HEMORIO, que será realizada no dia 09/10 (quarta-feira), na quadra da Escola de Samba São Clemente, no Centro. Além dos jogos, o StartupRIO vai arrecadar brinquedos para distribuir às crianças no dia do evento. As doações podem ser entregues na sede do programa, no Catete, até o dia 07/10 (segunda-feira).

Esse apoio à Fundação Pró HEMORIO vai beneficiar as crianças e suas famílias, entre um e 15 anos, que são assistidas pela instituição que trata de doenças hematológicas como câncer, anemia falciforme, hemofilia, entre outras. A festa será na quadra. Outras atividades serão desenvolvidas para os pequenos pacientes que estão internados e não podem sair da instituição. Atualmente, a Fundação Pró HEMORIO tem 9.568 assistidos cadastrados em tratamento hematológico. Destes, 1.934 são crianças de até 12 anos.

A estação de jogos digitais do StartupRIO foi idealizada para a festividade da Fundação Pró na quadra da escola de samba e será composta por tablets, celulares e laptops para que as crianças possam se divertir nos inúmeros games idealizados pelas startups aceleradas pelo programa. Os desenvolvedores de cada jogo estarão presentes no evento para explicar a dinâmica das atividades e falar sobre como é desenvolver um game.

Para o coordenador geral do StartupRio, Paulo Espanha, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a recuperação das crianças. “Idealizamos essa atividade com os jogos digitais visando proporcionar um momento a mais de qualidade de vida, levando alegria e acolhimento para aquelas crianças e suas famílias, que passam por um momento de extrema vulnerabilidade. Estamos muito motivados em cooperar com esta campanha da Fundação Pró,” comentou Paulo.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, um simples ato de doação pode trazer resultados transformadores. “A solidariedade permite preencher importantes lacunas da sociedade. Juntos, nós da SECTI, abraçamos essa causa, pois não há satisfação maior do que trazer um sorriso para aqueles que passam por momentos difíceis. Quem puder ajudar, junte-se a essa corrente do bem para fazer o Dia das Crianças mais especial”, completa o secretário.

Entre os jogos educativos está o “Trash World”, desenvolvido em parceria com engenheiros ambientais. O game, competitivo e desafiador, foca no tema de reciclagem e coleta seletiva. Para solucionar um mistério, o jogador deve percorrer várias fases em busca de respostas, enquanto aprende sobre as questões relacionadas à sustentabilidade ambiental.

A festa na quadra da Escola de Samba também terá outro time de voluntários, que vai garantir a alegria dos participantes com pintura, cosplay, apresentação de palhaços e várias outras brincadeiras. A distribuição dos brinquedos encerrará o dia diferenciado na rotina de tratamento das crianças.

Segundo a responsável pelo setor de Humanização da Fundação Pró HEMORIO, Mayara Medeiros, a instituição já tem a tradição de realizar três grandes campanhas para organizar as festas para os pacientes: na páscoa, natal e no dia das crianças.

“As crianças já ficam na expectativa das datas e nos cobram pelos convites. É muito interessante. Os pequenos ficam muito felizes e isso impacta na própria recuperação, pois ficam mais alegres e aceitam melhor o tratamento. É uma conquista dos nossos voluntários e parceiros também”, enfatizou Mayara.

As Startups que estarão presentes e os Jogos Digitais: Workaround Games com os jogos Elemental Rush e Gatos vs Pepinos;  Delta Arcade com Politicagem e Trash World           ; Pandora Game Studio com Bushido Saga; Dumativa com A Lenda do Herói; Little Giants Studio com o Authentic Game e o Bump It Up!; Rebuliço com Saída; e Double Dash com Sky Racket.

Sobre o Startup Rio

Criado há seis anos, o programa estadual de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação é da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), órgão da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O objetivo é fomentar a cultura de empreendedorismo para transformar o Rio de Janeiro em um polo de referência internacional em tecnologia digital.

Atualmente, 46 startups são aceleradas pelo StartupRIO e funcionam gratuitamente no espaço de co-working do programa com mais de 1.000m², no Catete, na Zona Sul. No total, 116 startups já receberam a fomento do Governo.

O componente educacional tem a função de apoiar o desenvolvimento dos projetos e de uma cultura empreendedora, de forma dinâmica e completa, utilizando técnicas de ensino modernas e inovadoras especialmente desenhadas pela equipe do Programa para empreendedores.

Serviço – Arrecadação:

Coleta até o dia 07/10

Endereço: Sede do Programa StartupRio – Rua do Catete, 243

Festa de Dia das Crianças

Data: 09/10, quarta-feira

Local: Quadra da Escola de Samba São Clemente localizada na Av. Presidente Vargas, 3102 (em frente aos Correios)

Horário: de 11h às 15h

Credenciamento: enviar nome completo e nome do veículo para o email marcosnahmias@yahoo.com.br


Sobre o autor

Rodrigo Oliver