Sarau Pretas Peri na programação da mostra “Motumbá: Memórias e Existências Negras”


 

O SESC Belenzinho recebe no dia 18 de janeiro um sarau especial liderado pelas Pretas Peri, um coletivo de mulheres pretas da zona leste de São Paulo que desenvolvem diversas ações na periferia de São Paulo como oficinas, debates e mostra artística.

Normalmente o Sarau Pretas Peri acontece todo último domingo do mês no jardim Camargo velho, no Itaim paulista, zona leste, com microfone aberto para intervenções artísticas e tem como proposta valorizar e fortalecer a arte periférica. Em cada sarau são convidadas artistas de diversas áreas de atuação para pautar questões como machismo, racismo e compartilhar sua poesia no encontro. Integram o coletivo a atriz e poeta  Jô Freitas, a dançarina Juliana Jesus,  a  atriz e  poeta Tayla Fernandes e a Pedagoga Janaina Cintia.

O sarau no SESC faz parte da mostra ‘Motumbá: Memórias e Existências Negras’, uma programação especial da unidade Belenzinho iniciada em novembro passado  e que segue com várias atrações até março de 2017.  Durante janeiro o  evento contará com uma programação especial que discutirá o feminismo, as causas LBG e questões raciais.

Outras Atrações da mostra nos próximos dias de janeiro:

No dia 21  tem o show das Mulheres do Rap: Cris SNJ, Shirley Casa Verde, Stefanie Roberta e Yzalú, com participação especial da MC Luana Hansen. Todas elas vão se reunir no palco para apresentar canções próprias e fazer releituras  de sucessos do rap nacional.

Entre os dias 20 e 22 de janeiro, será exibido a seleção de filmes “A magia da mulher negra”, com curadoria de Kênia Freitas. Serão oito produções cinematográficas de diretoras negras, entre eles, a produção “Amor Maldito” (1984), de Adélia Sampaio, primeiro filme de longa-metragem dirigido por uma mulher negra no país e também o primeiro filme com temática lésbica.

Entre os dias 27 e 29, o coletivo teatral Cia Capulanas, formado por mulheres negras da zona sul, apresentará a peça Sangoma, que narra a história de seis mulheres que habitam uma casa sagrada com laços ancestrais. Estas mulheres romperam o silêncio e compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura.

Já no dia 31, o encontro Escambo de Ideias aborda o tema Representação, Empoderamento e Protagonismo da Mulher Preta nas Artes em bate-papo com Cristiane Sobral, Renata Martins e Débora Marçal, com mediação de Sandra Camposno.

SERVIÇO:

O que:  Sarau Pretas Peri na mostra Motumbá: Memórias e Existências Negras
Onde: SESC BELENZINHO, na comedoria
Quando: quarta feira, 18/01
Horario: 20h
Endereço: Rua Padre Adelino , 1000

IMAGEM: Divulgação/PretasPeri/SESC BELENZINHO


clickfato

clickfato

Site de noticias em geral, sobre o cotidiano, voltado para noticias de cultura, entretenimento, música, politica, aviação e tecnologia. Informações inspiradoras, positivas e engraçadas também tem espaço. ► Entre em contato e envie o seu material: clickfato@gmail.com

Sobre o autor

clickfato

Site de noticias em geral, sobre o cotidiano, voltado para noticias de cultura, entretenimento, música, politica, aviação e tecnologia. Informações inspiradoras, positivas e engraçadas também tem espaço. ► Entre em contato e envie o seu material: clickfato@gmail.com