São Paulo ganha praça em homenagem a Ayrton Senna


O ídolo Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, ganha homenagem com uma praça que leva seu nome em São Paulo. A inauguração ocorreu  segunda-feira (1/05).  O espaço, de aproximadamente 15 mil m2, está localizado no Centro Esportivo Modelódromo, próximo ao Parque do Ibirapuera, no bairro do Paraíso.

A atração central da Praça Ayrton Senna do Brasil será o monumento “Velocidade, Alma e Emoção”, da artista Melinda Garcia, instalado desde 1995 na entrada do Túnel Ayrton Senna. A peça, removida do local anterior, agora será exposta em área acessível aos fãs do piloto, em ponto central da praça, elevado e ladeado pelas bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade de São Paulo. A escultura será circundada por halos de vegetação e áreas acimentadas para que o público possa se aproximar da obra de arte.

A escultura, feita em bronze fundido e pesando 2,5 toneladas, foi totalmente restaurada e recebeu uma réplica da bandeira que a compunha – a original foi furtada em 2004. Além da peça central, a nova praça contará com uma réplica do capacete do piloto feita também em bronze fundido, mesmo material da escultura. As peças contarão com iluminação especial.

A revitalização da praça foi possível graças a uma ação conjunta entre iniciativa privada e poder público. O projeto paisagístico foi idealizado pelo arquiteto Benedito Abbud e executado pela Farah Service, que além do restauro do monumento também criou a réplica do capacete de Senna. O espaço conta também com um banco ecológico produzido com resíduo arbóreo da cidade, assinado pelo designer Hugo França. Três novos banheiros serão construídos em adição aos quatro já existentes, um deles adaptado para portadores de necessidades especiais. A idealização e reforma de toda a estrutura da praça foi possível graças ao integral apoio da BMW/Agulhas Negras.

Além da praça, outros espaços do Modelódromo também estão revitalizados. A empresa Petz, uma das maiores redes de pet shops do Brasil, foi responsável por reestruturar e revitalizar o ParCão, área com cerca de 2 mil m2 exclusiva para cachorros. O espaço destinado aos animais conta com pista de agility para cães de diversos portes, obstáculos de diversão, cercas de segurança, área de convivência para os donos dos cachorros e bebedouro para animais.

 


Mauro Tajra

Mauro Tajra

Jornalista e Radialista. Editor do site Click Fato.

Sobre o autor

Mauro Tajra

Jornalista e Radialista. Editor do site Click Fato.