Projeto de lei quer fechar o Minhocão também aos sábados


minhocao14034187

Um projeto de lei quer fechar o elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão, aos sábados e alterar o horário da interdição durante a semana.  Hoje, a obra –importante ligação entre o centro e as zonas leste e oeste de São Paulo- é fechada aos carros aos domingos, feriados e entre 21h30 e 6h durante a semana. Além de incluir o sábado, a proposta prevê antecipar o fechamento à noite e postergá-lo de manhã, ambos em 30 minutos.

O projeto, encabeçado pelos vereadores Nabil Bonduki (PT), Police Neto (PSD) e Toninho Vespoli (PSOL), será apresentado nesta semana na Câmara Municipal, quando a casa volta do recesso legislativo.

Se aceita em votação, passará pela sanção do prefeito Fernando Haddad (PT). Desde 1996, uma lei –de autoria de José Eduardo Cardozo, hoje ministro da Justiça e na época vereador– determina os horários e dias em que o local permanece fechado.

No último dia 25, moradores da Santa Cecília, no centro, fizeram uma passeata pedindo a reforma na lei. O ato foi organizado pela associação Parque Minhocão, que luta pela criação do espaço de recreação no elevado.

Nos períodos livres de carros, o Minhocão vira uma grande área de lazer: é comum encontrar moradores andando, pedalando ou brincando na estrutura que mede 2,8 km.

No fundo, a ideia do projeto, dizem os vereadores, é preparar o terreno para que a estrutura, inaugurada há 43 anos, seja definitivamente desativada no futuro.

A partir daí existem duas opções: implodi-lo ou transformá-lo em um parque elevado.

 

 


Mauro Tajra

Mauro Tajra

Jornalista e Radialista. Editor do site Click Fato.

Sobre o autor

Mauro Tajra

Jornalista e Radialista. Editor do site Click Fato.