O que é a psicologia e para que serve! Por: Fantine Ventura


fantine-psicologa2

Vamos conhecer a si mesmo

O que é a psicologia e para que serve!

 A psicologia é uma ciência nova que muitos ainda não conhecem. Há pessoas que ainda têm a idéia de ser um tratamento para “loucos”. Por isso, muitas pessoas mediante a uma problemática recorrem primeiro à família, aos amigos e cartomantes na esperança de uma resolução rápida. Não se pode descartar a importância do apoio familiar, assim como conversar com um amigo, pois é uma forma de conforto naquele momento. Existem outras maneiras que podem proporcionar alívio imediato, como praticar exercícios, escutar música, dançar, entre outros. Porém, após todas essas tentativas de ajuda alternativa, volta o desconforto inicial.

Ao contrário do que muitos pensam, o ser humano não se conhece por inteiro. Quantas vezes vemos pessoas repetirem o mesmo comportamento, se sentem deprimidas, mas não conseguem mudar.

Por exemplo, quando uma criança sofre agressão desde pequena, mais tarde ela se unirá a pessoas que a agredirão também sem perceber que está repetindo um comportamento adquirido.

Mediante a essa situação ou qualquer outro acontecimento é importante saber que a atuação do psicólogo é usar técnicas e instrumentos para intervenção terapêutica, possibilitando compreensão através das expressões e gestos que tem como consequência a descoberta das razões dos atos.

Diferente do que muitos pensam a psicologia é uma área do conhecimento humano que tem como propósito auxiliar as pessoas na obtenção de uma vida plena e satisfatória. O atendimento psicológico é indicado para quem busca ampliar seus conhecimentos a cerca de si mesmo e das suas relações interpessoais.

Portanto, é imprescindível ter em mente que o ser humano é constituído pelo biológico, psicológico, social e espiritual e para manter a qualidade de vida é importante manter o equilíbrio entre todos os fatores.

Podemos pensar que, aquele que conhece os outros é sábio, o que conhece a si mesmo é iluminado.

Há um assunto muito polêmico, que muitos não conhecem de fato e o descrimina, que é a dependência química. É de extrema importância entender e compreender o que chamamos de desconhecido, ao qual, será abordado na próxima edição.


Mauro Tajra

Mauro Tajra

Jornalista e Radialista. Editor do site Click Fato.

Sobre o autor

Mauro Tajra

Jornalista e Radialista. Editor do site Click Fato.