Evento reúne setores público, privado e acadêmico para debater sobre Comunicação, Pesquisa, Tecnologia e Inovação na retomada da economia do Rio


 

Uma das novidades desta edição é a Feira de Negócios em Pesquisa, Tecnologia e Inovação com cerca de 20 empresas expositoras.

O Rio de Janeiro tem a 1ª posição na modalidade determinante de Inovação com valor de 8,13, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE2017). Como cidade para empreender ocupa a 6ª posição. Levando em conta o momento desafiador para a imagem do estado, os segmentos de Pesquisa, Tecnologia e Inovação podem assumir um papel estratégico na retomada da economia fluminense.

O Encontro Comunica Rio, que realiza sua 2ª edição no próximo dia 28 de novembro (quinta-feira), de 9h às 19h, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), na Av. Venezuela nº 82, surge com a proposta de estimular o diálogo entre os diversos segmentos envolvidos no ecossistema do Rio, incluindo empreendedores, formuladores de políticas públicas, educadores e pesquisadores, para fomentar os negócios na região. Uma das novidades desta edição é a Feira de Negócios em Pesquisa, Tecnologia e Inovação, com cerca de 20 empresas expositoras, entre elas All Dubbing Estúdio, especializada em acessibilidade; Raios Apresentações Impactantes, e IPNET, maior representante do Google no Rio.

Com o objetivo de debater novos rumos para a economia do Rio de Janeiro, o Comunica Rio tem como tema “Pesquisa, Tecnologia e Inovação”. As mesas debaterão a tríade Políticas Públicas (Governos), Educação e Pesquisa (Instituições de Ensino) e o Mercado (Iniciativas Privadas). Secretários de estado, membros do setor acadêmico e da iniciativa privada se reunirão para falar sobre os desafios e possíveis soluções para o desenvolvimento desses assuntos no Estado.

Três mesas abordarão temas como “Como comunicar a Pesquisa, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro?”, “Pesquisa, Tecnologia e Inovação em: Saúde, Turismo, Educação, Segurança e Comunidades Empreendedoras no Rio de Janeiro.” e “Aceleração e Investimentos – Dores e Desafios das Startups no Rio de Janeiro.” Entre as autoridades confirmadas, estão Fernando Rizzo, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia – INT; Leonardo Rodrigues, Secretária de Tecnologia e Inovação do Estado do Rio; Profa. Suzana Kahn Ribeiro, Vice-Diretora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE – UFRJ); Cassius Estrada, Supervisor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório de Inovação da Rede Globo, MediaTechLab; e Thiago Soares, Diretor de Marketing da IPNET, maior representante da Google na América Latina.

“A partir da ideia de promover a conexão entre profissionais de comunicação e empresários de diferentes segmentos do ecossistema empreendedor do Rio, nasceu o projeto Comunica Rio, que tem como vocação fomentar encontros, debates, negócios e projetos. Estamos convictos de que a retomada da economia do estado do Rio passa pela atuação conjunta entre órgãos governamentais, educadores, pesquisadores, iniciativa privada e empreendedores em geral”, explica Marcos Nahmias, jornalista e idealizador do Comunica Rio.

O evento contará, ainda, com uma Rodada de Negócios nos segmentos de Pesquisa, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Design. A proposta é reunir cerca de 30 empresas e oferecer um ambiente propício para gerar negócios, apoios e parcerias, com geração e compartilhamento de novas habilidades e conhecimentos.

“Entendemos, que reunir, em um só lugar, segmentos como Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Comunicação, cria oportunidades de negócios para empreendedores encontrarem novos clientes, aquecendo o mercado B2B no Rio”, afirma Simone Hipólito, coordenadora da Rodada e Cofundadora da Startup SE ORIENTE.

O movimento surgiu de uma conversa entre empreendedores e profissionais do segmento de comunicação que atuam no Rio de Janeiro. De acordo com Marcos Nahmias, nesta edição o plano é divulgar a diversidade de inovação do Rio de Janeiro. “Queremos possibilitar o entrosamento entre os empreendedores e os formadores de opinião, promovendo parcerias e negócios”, finaliza o idealizador.

O evento tem entrada gratuita. Basta levar 1kg de alimento não perecível e, pelo menos, uma peça de resíduo tecnológico. A programação inclui tradutores em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição. Inscrições e programação completa pelo site www.encontrocomunicario.com.br

Serviço:

2ª edição do Encontro Comunica Rio

Dia: 28 de novembro de 2019 (Quinta-feira)

Horário: 9h às 19h

Local: Instituto Nacional de Tecnologia (INT), na Av. Venezuela, 82 – Saúde, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

Inscrições: www.encontrocomunicario.com.br

OBS: Entrada gratuita, mediante inscrição, com adesão de 1kg de alimento não perecível e, pelo menos, uma peça de resíduo eletrônico, que devem ser entregues no local, no dia do evento.


Sobre o autor

Rodrigo Oliver