Esquadrilha da Fumaça foi a grande atração do Domingo Aéreo em SP.


Um dos eventos mais aguardados da aviação na capital paulista, este ano superou as expectavas de público, mais 80 mil pessoas compareceram ao Campo de Marte na zona norte de São Paulo neste domingo (9), para visitar a exposição de aeronaves e veículos militares.

domingo-aereo-2016-14

Organizado pela da Pama (Parque de Material Aeronáutico), o evento denominado Portões Abertos ou ‘Domingo Aéreo’ é realizado anualmente no mês de outubro para marcar o dia do Aviador. O ápice do evento aconteceu por volta de meio dia com apresentação da ‘Esquadrilha da Fumaça’, que trouxe quatro aeronaves T-29.

domingoaereo2016b-clickfato

É muito lindo, a Esquadrilha sim é um orgulho nacional, é uma pena que a apresentação foi curta, cerca de 15 minutos, e não veio completa com as sete aeronaves, disse o baiano Luciano Gama que esteve no evento pela primeira vez.

domingo-aereo-2016-16

A programação do evento além da exposição de aeronaves e viaturas militares, teve encenação histórica, apresentação das bandas sinfônicas da Base Aérea de São Paulo e da Polícia Militar. A novidade este ano foi a exposição dos carros da Fórmula Inter, nova categoria de carros de competição.

domingo-aereo-2016-7

Entre as aeronaves expostas pela FAB estavam: AT 26 Xavante, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-105 Amazonas, C-115 Bufalo, F5 Tiger II, H-34 Super Puma, H-60 Blackhawk, P16 O Grumman, P95 Bandeirulha, T21 Fokker S.11, T27 Tucano, EDA, A 29 Super Tucano.

O Domingo Aéreo celebra um grande encontro com as famílias, todos querem estar perto das aeronaves, tirar fotos com militares, participar desses momentos que são poucos na capital.


Sobre o autor

Claudê Lopes