EMBRAER encerra parceria com AEL e Avibras na exploração de VANTs


A EMBRAER comunicou hoje (7), o encerramento da parceria formada em 2011, com as empresas AEL Sistemas S.A. e a Avibras Divisão Aérea e Naval S.A., para exploração do mercado de veículos aéreos não-tripulados (VANTs).

Segundo a nota, o encerramento das atividades se deu em virtude de restrições orçamentária. As empresas poderão voltar atuar em conjunto no futuro. “A definição de dissolução da parceria se deu de forma amigável tendo em vista o atual cenário de restrição orçamentária.”, diz a nota.

Leia a Nota

São José dos Campos – SP, 7 de janeiro de 2016 –  A Embraer Defesa & Segurança Participações S.A. comunica, em conjunto com a AEL Sistemas S.A. e a Avibras Divisão Aérea e Naval S.A., sua decisão de encerrar as atividades da Harpia Sistemas S.A., joint venture formada em setembro de 2011 com o objetivo de explorar o mercado de veículos aéreos não-tripulados. A definição de dissolução da parceria se deu de forma amigável tendo em vista o atual cenário de restrição orçamentária.

Devido ao fator estratégico do projeto para concepção de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) nacional, as empresas continuarão a desenvolver as tecnologias para atendimento futuro das demandas das Forças Armadas brasileiras e do mercado civil em um novo formato, podendo inclusive atuar em conjunto no futuro.

As empresas reconhecem que a preservação do conhecimento é fundamental para manter a capacidade tecnológica adquirida e, por isso, realocaram os profissionais da Harpia Sistemas em outros programas.


Sobre o autor

Claudê Lopes