Diplomacia Civil abre inscrições para conferências internacionais de Paz e Sociedade Civil


O Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, está com inscrições abertas até às 23h59min (horário de Brasília) de domingo (23) para formar duas delegações de representantes brasileiros para dois fóruns mundiais. Um deles é o United Nations Civil Society Conference (UNCSC), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ser realizado entre os dias 24 a 30 de agosto, em Salt Lake City, nos EUA. O outro é o World Summit of Nobel Peace Laureates, que irá acontecer entre 17 e 23 de setembro na cidade de Mérida, no México.

Um dos principais eventos da ONU voltado à sociedade civil, o UNCSC chega à 68ª edição com o tema “Construindo cidades e comunidades inclusivas e sustentáveis”. O evento conta com cerca de 3 mil representantes do alto-escalão da organização, reunindo também formadores de opinião e a mídia internacional, todos unidos para debater com profundidade temas como a mudança climática, a preservação dos direitos humanos, saúde em escala global, medidas de sustentabilidade e demais questões de impacto no mundo.

Para Tatiana Ramalho, coordenadora do Diplomacia Civil, trata-se do evento mais importante da ONU voltado à sociedade civil. “É uma oportunidade única para aprender, fazer networking e compartilhar as boas práticas em um nível internacional”, afirma. “A ideia é a de explorar meios e maneiras para fortalecer a colaboração entre comunidades locais e instituições globais.”

Já o World Summit of Nobel Peace, realizado desde 1999, convida vencedores do Nobel da Paz para um debate profundo e sério sobre a construção de paz e reconciliação no mundo. O tema da edição deste ano é “Deixe sua marca pela Paz”. Ex-presidentes como Mikhail Gorbachev, Lech Walesa e Jimmy Carter já participaram do evento nos anos anteriores, bem como líderes mundiais como o Dalai Lama. A escolha de Mérida se deu por conta da importância do local na promoção e desenvolvimento da cultura maia no passado.

“Diante da quantidade absurda de notícias de violência que nos bombardeiam constantemente, é um verdadeiro alento poder participar do maior evento do mundo de promoção da paz”, diz Tatiana. “As atividades e painéis desta cúpula giram em torno de temas como não-violência, inexistência de guerra, desenvolvimento sustentável e justiça econômica e social.”

Delegados do Diplomacia Civil presente ao evento terão a oportunidade única de ouvir as experiências vividas pelos ganhadores do Nobel da Paz sem intermédios, além de conhecer outras pessoas fundamentais à história da luta pela paz no mundo.

Os participantes ainda contarão com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa Diplomacia Civil, bem como os Diplo.Labs – workshops online de capacitação, realizados antes do evento.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos — podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico quanto o interesse pela temática abordada nos eventos, além de uma proposta de artigo a ser desenvolvido durante a preparação para a viagem.

Sobre o Diplomacia Civil

Iniciativa do Instituto Global Attitude, o programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial por meio de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 320 jovens em programas internacionais.

Serviço

68th UN Civil Society Conference

Prazo para inscrições: até 16 de junho de 2019

Quando: de 24 a 30 de agosto de 2019

Onde: Salt Lake City (EUA)

Inscrições online

17th World Summit of Nobel Peace Laureates

Prazo para inscrições: até 16 de junho de 2019

Quando: de 17 a 23 de setembro de 2019

Onde: Mérida (México)

Inscrições online


Sobre o autor

Rodrigo Oliver