Boeing 747 da Quantas com 5 motores vira assunto do dia na aviação


O fato pode ser estranho, é raro ocorrer, porém não é incomum um 747 usar um 5º motor. Fotografado é filmado, a aeronave da Quantas virou o assunto do dia para os aficionados pela aviação. O avião partiu de Sydney (Austrália) para Joanesburgo (África do Sul), o motor extra não é ligado para o vôo e sim essencialmente transportardo como uma grande peça de reposição.

aviaode5motores4

Essa tarefa é usada por entender que seja mais rápido de chegar ao destino de reposição, em vez de enviar o motor através de navio ou ter que fretar um avião cargueiro. Então o 747 é tem a capacidade de transportar um quinto motor, montado entre o corpo da aeronave e as mais-interno do motor no lado (esquerdo) da porta da aeronave. “O peso extra em um lado é compensado com mais combustível na outra asa. Como aumenta muito o arrasto e o peso, é normal fazer uma escala para reabastecer como foi o caso desse voo.” Como Explica, o Lito, um dos gurus da nossa aviação do Blog Aviões e Música.

aviaode5motores6

A Quantas é pioneira no transporte de quinto do motor, iniciou como os Boeing 707 no inicio da era dos jatos para salvar os custos de envio. A última vez que isso ocorreu foi em 2011. A empresa destacou o feito no Twitter: “QF63 aterragem de hoje especial em PER com um passageiro extra a bordo – um motor Rolls Royce de 10 toneladas! Qantas #avgeek”.

aviaode5motores5

aviaode5motores2

aviaode5motores


Sobre o autor

Claudê Lopes