Alunos de Cananeia participam do desafio de volta às aulas proposto pela ONU Meio Ambiente


A fotógrafa de natureza e educadora ambiental Maria Fernanda Carvalho, recebeu a proposta do “Desafio de Volta às Aulas Poluição Plástica”, desenvolvido pela ONU Meio Ambiente em parceria com a Cleanseas e Instituto Mares Limpos e durante um semestre desenvolveu atividades com seus alunos do 5º ano da E.M.E.F. Deborah Silva Camargo. Eles escreveram uma carta ao prefeito municipal pedindo a redução do uso dos itens plásticos na compra da merenda escolar, fizeram campanhas de conscientização, vídeos sobre a redução do uso dos plásticos descartáveis e até um filme sobre o problema. Hoje eles estão entregando cerca de 2.000 canecas reutilizáveis a todos os alunos, professores e funcionários municipais.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, ONU Meio Ambiente, a poluição plástica é uma das ameaças ambientais mais prementes do nosso tempo e há uma forma fácil de impedir que ela se alastre: reduzindo o consumo de plásticos descartáveis na nossa vida cotidiana. Nosso país é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, reciclando menos que 2%.

Cananéia, uma pequena cidade no litoral sul que tem em seu entorno a maior porção de Mata Atlântica preservada do país e seu complexo estuarino lagunar, declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, está dando um passo a frente na redução do uso dos plásticos descartáveis.

Contatos pelo Instagram: @mafecananeia

Assessoria: Rodrigo Oliver

Produção: Aline Ricciardi


Sobre o autor

Rodrigo Oliver