Alexandra Jackson leva a música brasileira ao auge em âmbito mundial


A cantora que dá voz ao álbum Legacy & Alchemy está no TOP 20 da Billboard e tem show em Atlanta (EUA) regado à música popular brasileira

Ao contemplar os grandes nomes do Brasil e dos Estados Unidos, assim como traçando as histórias compartilhadas, “Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy” transforma a complexidade esquecida da música popular há décadas em um álbum de estreia contemporâneo.

E tudo conduzido pela voz da nova cantora internacional Alexandra Jackson.

“Ao prestarmos homenagem, estamos forjando um caminho adiante”, explica Robert Hebert, um dos coprodutores do projeto e que esteve por trás de um esforço de três anos para chegar ao resultado.

“É um álbum em que as músicas brasileira e americana se encontram”, destaca.

A cantora pode ser nova para a cena, mas ela está nos ombros de gigantes: cerca de 600 profissionais da música, muitos dos quais fazem uma aparição no álbum.

O projeto pode se orgulhar ao dizer que possui a última gravação da formidável Dona Ivone Lara, que nos deixou no início de abril.

“É difícil exagerar seu legado, com toda a sua tenacidade e criatividade. Ela foi inovadora”, explica Hebert.

Sua contribuição ao samba é homenageada em “Sonho Meu” e “Força de Imaginação”, que também apresentam uma das estrelas em ascensão do samba, Pretinho da Serrinha, além de Alexandra.

Essas faixas conquistaram elogios e entusiasmo no Brasil, que sabe da importância de suas canções para a herança musical.

“A importância de Dona Ivone Lara e o respeito que estamos pagando por seu legado conquistaram muita atenção da mídia brasileira. Parece um grande elogio ao projeto ”, diz Hebert.

Também estão no álbum mais “gigantes” do Brasil, como Carlinhos Brown, Tom Jobim, Ivan Lins, Oscar Castro-Neves, entre outros.

A chegada da música brasileira ao topo

E foi com esse álbum, lançado em abril no Rio de Janeiro, que a norte-americana Alexandra Jackson conquistou a 17ª colocação na Billboard, um dos maiores termômetros do sucesso na área musical.

Além disso, está no TOP 20 da Europa, foi entrevista de destaque na CNN Internacional, a qual foi replicada na versão espanhola, e a intérprete comemora não só o reconhecimento do CD, mas também a riqueza das canções que estão novamente sendo “ouvidas”.

E não são somente os brasileiros que terão a oportunidade de ver ao vivo esse grande show.

Dia 17 de setembro, em Atlanta, cidade natal da cantora, haverá a apresentação “Bossa Nova Noites”, no City Winery.

Sendo assim, o projeto ganha mais forças e espaço no cenário musical mundial.

“Há um enorme caldeirão de música no mundo hoje e eu quero convidar as pessoas a mergulharem nele com esse trabalho”, instiga a cantora.

E finaliza: “Quando Jazz, Blues e Soul se fundem ao Samba e Bossa Nova e vice-versa, essa mistura só fica mais rica”.

Serviço: Legacy and Alchemy – www.legacyandalchemy.com

(Via Priscilla Silvestre)